Cálcario e Fosfato para correção de solos

Nesta quarta-feira, (25/05) foram entregues de maneira simbólica calcário e fosfato, para realizar a correção do solo e contribuir na fertilidade e na qualidade da produção de grãos. 80 produtores receberam os insumos, gratuitamente, através do Programa

Das 300 toneladas repassadas, 49,6 toneladas foram de super fosfato simples, atendendo 47 produtores. De calcário calcítico foram fornecidas 332 toneladas, contemplando 33 agricultores. Cada produtor recebeu o insumo conforme a necessidade apresentada pela análise do solo.

Para o secretário municipal de Agricultura, Clodomir Ascari, a entrega de calcário e fosfato é mais uma forma de demonstrar a valorização que o Município tem pela agricultura. “Nossa equipe se dedica ao máximo, sempre pensando em benefícios para os produtores, seja na busca de recursos para melhorar a produção ou no atendimento acolhedor de quem vem até a nossa secretaria. Hoje, temos programas referenciais que demonstram essa postura, como o Asfalto no Campo e o Prodeagri”, salientou Clodomir.

O chefe regional da Seab, Ivano Carniel, ressaltou a importância da agricultura tanto para o crescimento local quanto nacional. “O Brasil conquistou este ano a primeira posição em exportação de grãos. O Paraná, com apenas 3% de área, é responsável por 22% de toda essa produção e Pato Branco está entre os 20 municípios do Estado que mais produzem. Isso só é possível porque há investimentos, como o do calcário e do fosfato, para os produtores”, afirmou.

Os produtores beneficiados possuem cadastro com Nota Fiscal de Produtor Rural, declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e área de produção inferior a 03 módulos fiscais. Além disso, para receber os produtos, os agricultores apresentaram a análise do solo das suas propriedades, para indicar a necessidade de fosfato ou calcário.

Comentários