Clique na imagem para assistir

Feliz Aniversário Frei Policarpo

Policarpo, um Homem de Deus.

Estamos trabalhando aqui no Centro de Jornalismo e Produção Frei Policarpo Berri. Acredito que na vida nada é por acaso. E ao observar o quadro de Frei Policarpo Berri aqui no Centro de Jornalismo e Produção da TV Sudoeste, que agora leva seu nome, reflito sobre a importância deste ícone de Fé e Humanidade na minha vida e na vida de cada dos colegas da Rede Celinauta.

Seu pioneirismo há 60 anos, quando adquiriu a Rádio Colmeia, que daria origem a Rádio Celinauta, seria determinante na vida deste jornalista. Aquele passo permitiria que as portas da oportunidade de uma carreira profissional se abrissem para aquele menino, e para outros profissionais que atuaram e atuam na Rede Celinauta.

O destino estaria agindo, preparando o terreno para muitos que tiveram suas histórias registradas nas ondas da Celinauta, e construíram nelas sua própria história, como este profissional.

Desde o ingresso na Rede Celinauta, como Redator de Notícias, num tempo em que nossa fonte principal era as emissoras do Rio Grande do Sul, Rádio Guaiba, Rádio Gaucha, em horas de radio escuta diária. Das notícias que chegavam pelo barulhento Telex, aos tempos de aldeia global, da Internet, muita coisa mudou.

Mas uma não mudou uma vírgula sequer, a Missão de um jornalista Franciscano, moldado no exemplo e caráter de Frei Policarpo. Com 28 anos de atuação nas emissoras da Rede, sou testemunha ocular da retidão de caráter deste Homem, mais que caráter, do Espírito de Humanidade, do senso de justiça, bondade e humildade que sempre nortearam sua vida.

Do princípio ético que norteia o trabalho de todos os comunicadores desta casa. Da imparcialidade, premissa do bom jornalismo. Busco na memória algum momento que pudesse contrapor estes argumentos nestes longos anos de convívio, e concluo que nunca ouvi um tom diferente na voz de Frei Policarpo, que não o da bondade e humildade.

E só consigo aumentar ainda mais meu respeito e admiração à dignidade deste Franciscano. Vamos adiante, seguindo seu exemplo Frei Policarpo, cujo nome em sua etimologia, não por acaso, significa o VERDADEIRO FRUTO.

Moldados por seu exemplo de vida, nossa comunicação tem como endereço o Coração das Pessoas, ajudando a construir um mundo melhor.

E me ocorre neste momento que a única palavra que pode expressar nossa gratidão a Frei Policarpo é

MUITO OBRIGADO. Sua Benção Frei.

Roberto Ivan Rossatti - Jornalista Franciscano da Rede Celinauta de Comunicação há 30 anos

Comentários