Paraná define representantes para os jogos brasileiros

Campeões carimbaram vaga para João Pessoa, em setembro.

A ‘Força Verde’ do esporte já está praticamente completa para encarar os Jogos Escolares da Juventude, que acontecem durante o mês de setembro, em João Pessoa (PB). Os representantes do estado estão sendo definidos durante a fase final dos Jogos Escolares do Paraná, em Apucarana. Nesta quinta-feira foram conhecidos os campeões do basquete, futsal, handebol e vôlei.

Com esta definição já são mais de 150 atletas na delegação paranaense, garantindo o estado entre os de maior participação na competição nacional.

Basquete
As equipes da região oeste do estado dominaram o basquete. No feminino, o Colégio COC/Semeador/Foz do Iguaçu conquistou o ouro com uma vitória sobre o C. Hercilio Camargo/Palmas, por 36 a 30.

A disputa masculina teve emoção de sobra e uma incrível virada do C.E. Frentino Sackser/Marechal Cândidoo Rondon sobre o Colégio Santa Maria/Curitiba. Depois de passar praticamente todo o tempo atrás no marcador, os meninos fecharam o jogo em 46x42.

Futsal
A primeira final do dia foi a do futsal feminino, e contou com uma atuação irretocável das meninas do C.E. Monsenhor Guilherme/Foz do Iguaçu, que finalmente puderam celebrar a medalha de ouro, quebrando a hegemonia do C.E. Tsuro Oguido/Londrina, com uma vitória por 7 a 1.

“Essa vitória foi com gosto de revanche saudável. Ano passado perdemos para Londrina e isso ficou engasgado. Essa vitória teve um gosto especial!”, afirmou a técnica Mayara Amaral, de Foz.

Foz do Iguaçu também ficou com a medalha de ouro no masculino com o C.E. Paulo Freire. Desta vez, a vitória foi sobre o C.E. Marques de Maricá/Santa Izabel do Oeste, por 5 a 2.

“Essa vitória foi muito importante para mim e para os meninos. Somos estreantes nos Jogos e vencer logo de primeira dá uma moral. É importante para a escola e para o município.”, comentou o técnico de Foz, Luiz Geovane Marques.

Handebol
A final feminina foi teste para cardíaco. Lacar apertado o jogo todo, empate no tempo normal e decisão nas cobranças de tiro de sete metros. Depois de tudo isso, a medalha de ouro foi para o C.E. Duque de Caixas/Saudade do Iguaçu.

“Nós nunca tínhamos sequer passado de uma macrorregional. Estar nesta final já era um sonho distante. Agora saber que representaremos o Paraná em uma competição envolvendo todos os estados brasileiros é algo difícil até de acreditar”, disse a atleta destaque da equipe e ganhadora da Medalha do Orgulho Paranaense, Kahuana Kowalek, que tinha na arquibancada o pai, Ademir Kowalek, motorista do ônibus da delegação.

Vice-campeão no ano passado, o Colégio Estadual Almirante Barroso, de Rondon, conquistou o lugar mais alto do pódio no handebol masculino. A vitória na decisão, por 15 a 12, foi sobre o Colégio Estadual Antônio Teodoro de Oliveira (Ato), de Campo Mourão.

Vôlei
A cidade de Palotina vai celebrar o bicampeonato do vôlei feminino pela equipe do Colégio Cecília Meireles. Elas venceram a final contra a Escola Santa Terezinha/Guarapuava, por 3 sets a 1, e novamente irão representar o Paraná.

O voleibol masculino do Colégio Neo Máster/Ponta Grossa voltará a disputar os Jogos Escolares da Juventude. Foi a quarta final da equipe em cinco anos. Na final disputada hoje o time venceu o CE Dr. Duílio Beltrão/Tamboara em 3 sets a 0.

Individuais
Mais duas modalidades serão iniciadas nesta sexta-feira (8). Na natação, promessa de muita disputa por medalhas entre as escolas representantes de Foz do Iguaçu, Cascavel, Londrina, Maringá e Curitiba.

O judô abre as lutas em quatro categorias. Tradicionalmente, o Paraná possui excelentes judocas para representa-lo na fase nacional. Atletismo, badminton e skate também terão disputas, conhecendo seus campeões.

Os Jogos Escolares do Paraná são uma realização do Governo do Estado, através das secretarias de Educação e do Esporte e Turismo, em parceria com os municípios-sedes.

Fonte: COM/JEPS 2016
Equipe SEET - Osires Junior, Thais Mendes, Samara Macedo, Juliana Blume, Silmar Ramos, Ricardo Morante e Willliam Bittar.

Comentários